segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Superando a Ansiedade


    Ansiedade é algo que todo mundo tem, é bom saber disso, é reconfortante. Mas é preciso domina-la e não deixar que o contrario aconteça. É muito simples a teoria para combater o excesso de ansiedade, está por todos os lados as informações, internet, livros, conselhos e outros. O grande problema é colocar em prática ao menos uma só maneira de controlar esse impulso que vem de repente e domina o nosso controle próprio. Enquanto eu descobria como enfrentar os males da depressão achei um jeito de controlar a ansiedade, ou melhor, uma maneira de conviver amigavelmente com ela.
    Antes de mais nada, é necessário voltar ao passado. analisar que tipo de criança, fomos, o que agente sentia, tentar lembrar dos sofrimentos, das vontades, das decepções, eu fiz isso comigo mesma e encontrei praticamente a semente de um estado depressivo que só apareceria anos mais tarde.
  Tudo começou quando eu nasci, algumas circunstancias já iriam fazer uma grande diferença para alguns tipos de comportamento que eu viria a ter anos á frente, como, ser dramática, ser sentimental, se sentir frágil, vou explicar. Eu fui caçula durante 6 anos, todo mundo sabe que caçula é sempre mimado por quase todos. Quando finalmente eu ia deixar de ser caçula, tive uma crise de ciumes, eu me lembro bem que eu chorava de ciumes ao olhar a barrigona da minha mãe gravida, e pensava que aquele cuidado exagerado que tinham por mim ia sumir assim que aquele bebê nascesse. Ali começou um grande problema, que me perseguiria a vida toda,  A INSEGURANÇA.
   A insegurança é um mal quase incontrolável que destrói lentamente nossas vidas. Ser insegura, é não ter certeza, é ter medo de inúmeras coisas, como: se relacionar, conhecer pessoas ,  estar sozinho, emfim, medo de morrer. Eu sempre fui assim, e não me lembro de nenhum momento eu que eu me sentisse segura em relação ao futuro. É ai que surge um outro problema, o futuro. O futuro é algo que não existe, mas, milhões de pessoas só vivem nele. Como é possível planejar tanto o futuro quando fisicamente não é possível estar nele e quando ele finalmente chegar será presente de novo. Emfim Jesus esteve sempre certo quando disse "Basta cada dia seu mal".
  Conviver com a ansiedade é simplesmente se concentrar no presente. por exemplo, se estamos conversando com alguém que amamos é necessário estar ali por completo, não olhar nem por um segundo pra dentro de si, não pense nas suas dores, no seus medos, apenas se relacione. Não é atoa que um sábio disse " Se olharmos para o futuro ficaremos ansiosos, se olharmos para o passado ficaremos depressivos, só nos resta o presente".
    Não há outro meio de conviver com a ansiedade senão vivendo os segundos de nossos momentos. É sempre uma boa hora para tentar. Aliás hoje é um bom dia para enfrentar a ansiedade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário